Lei formaliza a Secretaria da Economia
A Secretaria de Estado da Economia, que surge da fusão de parte da Segplan com a Secretaria da Fazenda, foi criada pelo governador Ronaldo Caiado para cuidar da formulação e execução da política fiscal do Estado, bem como da administração tributária e financeira. Suas atividades foram ampliadas e agora incluem a execução e o controle orçamentário e o gerenciamento do sistema de execução orçamentária e financeira do Executivo, concessão, permissão de uso e projetos de Parceria Público Privada (PPPs).
A criação da nova Pasta consta da Lei nº 20.417, publicada hoje (8/2) no Diário Oficial do Estado (DOE). No organograma da Secretaria foram incluídas a Superintendência Executiva de Planejamento, as Superintendências Central de Planejamento, o Instituto Mauro Borges e o Conselho Estadual de Investimentos, Parcerias e Desestatização, além da transferência de gerências relacionadas à essas seções da antiga Segplan. Não foram feitas mudanças na Receita e no Tesouro, da extinta Sefaz.
Foi criada ainda a Assessoria de Controle Interno na Secretaria da Economia, assim como nas demais Secretarias Estaduais. É para controlar a administração e impedir abusos e desvios. A secretária, superintendentes e gerentes já nomeados permanecem em seus cargos sem necessidade de renomeações
Confira abaixo as novas unidades da Pasta:
Comunicação Setorial - Secretaria da Economia